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07/06/2019
BRT se aproxima do Isidória
 
BRT se aproxima do Isidória
Em ritmo acelerado, as obras de construção da trincheira e malha viária do BRT se aproximam do terminal.
 

Com pouco mais de 60 dias, as obras da trincheira que está sendo construída no cruzamento da Rua 90 com a Avenida 136, no Setor Sul, estão com mais de 20% dos serviços realizados. Toda a cravação dos perfis dentro da praça já foi concluída e sobre eles estão em execução as vigas de coroamento. Além disso, as obras de revitalização do canteiro por onde irão passar os ônibus, até o Terminal Isidória, estão avançadas e podem ser entregues antes do prazo.

A cravação dos perfis do viaduto no sentido Praça Delmiro Paulino Vieira/Praça do Cruzeiro está em andamento e o desvio do trânsito para a pista provisória das avenidas 136 e Jamel Cecílio liberado e com o tráfego fluindo normalmente. Além disso, os serviços de remoção das interferências da Oi e da Saneago estão sendo concluídos.

Trabalho feito na madrugada

Outro trabalho é a execução da junta de dilatação da pista de rolamento do BRT, que precisa ser feita sem interrupções, no início da cura do concreto, a fim de evitar fissuras e garantir qualidade e segurança. Como a concretagem termina, geralmente, entre 15h e 16h, obrigatoriamente, o corte é feito na madrugada. Foi o que ocorreu no trecho compreendido entre a Praça Genaro Maltez e a Praça Delmiro Paulino da Silva, onde o trabalho já foi concluído.

De acordo com o secretario de Infraestrutura, Dolzonan Mattos, os transtornos causados pela obra como poeira e barulho são comuns. “Ninguém gosta de barulho, mas é inevitável nesse estágio da obra, estamos trabalhando num ritmo alucinante para entregar no prazo acordado. No final, tenho certeza de que todos se sentirão recompensados”, analisa Dolzonan.

Todas as árvores do canteiro já foram retiradas. Além disso, o Consórcio que executa as obras iniciou o processo de concretagem da pista do BRT na região do Parque Areião até o Terminal Isidória. O serviço deverá acontecer nos próximos 30 dias e durante esse período serão realizados cortes de 7 a 8 cm no pavimento e a cada 5 m e, como ocorreu na Praça Delmiro. “É imprescindível que aconteça no início da cura do concreto, a fim de evitar fissuras. Para isso, o serviço deve ocorrer à noite”.

Financiamento da obra

Toda a obra será realizada após um novo financiamento de R$ 115 milhões pela Caixa. Desse valor, segundo Dolzonan, R$ 80 milhões serão para terminar o BRT. Os demais valores constam em R$ 15 milhões para a canalização do Córrego Cascavel e R$ 10 milhões para o término da Maternidade Oeste, no Setor Vera Cruz I.

 

 
 

 
 
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