Leia mais...

Salve e compartilhe
07/06/2019
Crea-GO lança 18º Edição Prêmio Meio Ambiente
 

 

Crea-GO lança a 18º edição de seu Prêmio de Meio Ambiente.

Com o tema “Cidades: dos desafios às soluções”, foi lançado na noite de 6 de junho, no auditório do Crea-GO, o 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. A solenidade contou com a presença de 120 convidados, entre eles, autoridades do Sistema Confea/Crea e das esferas municipal, estadual e federal. Neste ano, a ideia do mais importante evento do segmento no Estado é premiar propostas que identifiquem parâmetros que unifiquem e harmonizem o desenvolvimento dos centros urbanos.

Palestra magna – O evento de lançamento da edição de 2019 do Prêmio de Meio Ambiente foi marcada pela palestra “As cidades e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo Eng. Civ. Marcelo Abrantes Lingüitte, mestrando em Gestão Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e especialista em Responsabilidade Social, Sustentabilidade Urbana, Modelagem de Sistemas Complexos e Redes de Cooperação Produtiva.

Em sua fala, Marcelo Lingüitte explanou sobre o que é o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), e porque ele se envolveu com cidades. Marcelo ajudou a estruturar a Rede Brasil do Pacto Global e é seu atual diretor de Parcerias Estratégicas. “As cidades são muito relevantes para a sustentabilidade global – não existe sustentabilidade sem a participação das cidades”, frisou o engenheiro.

 

Lingüitte também abordou a relevância do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, que, segundo ele, “é uma iniciativa que está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. “São poucos, os órgãos que têm se envolvido com o tema. O Prêmio é um exemplo a ser seguido, porque tem muito a contribuir; tem uma capacidade de influência e de exemplaridade muito grande. O Crea-GO dá o exemplo e incentiva os outros a fazerem a mesma coisa. É uma iniciativa muito meritória”, defendeu o palestrante.Palestra magna – O evento de lançamento da edição de 2019 do Prêmio de Meio Ambiente foi marcada pela palestra “As cidades e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo Eng. Civ. Marcelo Abrantes Lingüitte, mestrando em Gestão Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e especialista em Responsabilidade Social, Sustentabilidade Urbana, Modelagem de Sistemas Complexos e Redes de Cooperação Produtiva.

Regulamento – Ainda na solenidade de lançamento do 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, a assessora da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Crea-GO (Codesu), Eng. Amb. Marcella Castro, foi responsável por fazer uma breve exposição sobre a premiação. Em sua fala, a representante da Codesu, comissão responsável pela realização do Prêmio, abordou seu histórico, as modalidades em disputa e as inscrições.

“Falar do Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente é narrar uma história de sucesso e de credibilidade. E eu tenho certeza de que isso vem de um conceito muito bem solidificado que o Prêmio tem: a premissa de que a Engenharia, a Agronomia e as Geociências estão presentes em todas as atividades humanas”, declarou a assessora.

“Se voltarmos ao conceito de desenvolvimento sustentável, que é aliar a qualidade de vida ao desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente correto, percebemos que esse desenvolvimento depende também do avanço da Engenharia. Assim, nada mais justo que o Prêmio identifique e premie essas iniciativas de toda a sociedade que, de alguma forma, envolvem as Engenharias, a Agronomia e as Geociências”, argumentou Marcella.

Em 2019, o Prêmio de Meio Ambiente terá, pela primeira vez, a participação de trabalhos do Estado de Minas Gerais, expandindo o alcance da premiação. Desde o ano passado, o evento já abrange, além de Goiás, os Estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Podem concorrer trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas ou propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente, nas seguintes modalidades: Elementos Naturais, Imprensa, Inovação Tecnológica, Sociedade Sustentável e Produção Acadêmica.

O júri da 18ª edição será composto por membros da Codesu e por uma Comissão Julgadora de nove profissionais, sendo cinco de Goiás, um do Distrito Federal, um do Tocantins, um do Mato Grosso, um do Mato Grosso do Sul e um de Minas Gerais.

Os interessados devem se inscrever, obrigatoriamente, por meio do site www.premiocreagoias.org.br, de 6 de junho a 30 de agosto de 2018. A inscrição é gratuita e será efetivada somente pelo preenchimento completo do formulário online e confirmada com o recebimento do respectivo número de registro, em uma única modalidade.

Os trabalhos inscritos serão selecionados em duas etapas, por meio de critérios de avaliação contidos no regulamento. Os três trabalhos com melhor nota da Comissão Julgadora, em cada modalidade, serão convidados para participar da cerimônia de entrega, marcada para 21 de novembro, na qual os vencedores de cada modalidade serão conhecidos. Ao projeto vencedor, será destinado um troféu alusivo. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificado.

Discursos – Durante o evento, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, fez o seu discurso acompanhado por representantes de dois dos Regionais apoiadores da 18ª edição da premiação: a presidente do Crea-DF, Eng. Civ. Maria de Fátima Có; e o assessor do Crea-MG, Eng. Civ. e Amb. Alírio Mendes Júnior. “O Prêmio está se expandindo cada vez mais, apresentando coisas novas, para que possamos, juntos, transformar nossa sociedade”, apontou Francisco.

“Atingimos a maioridade. São 18 anos de muita resiliência, profissionalismo, inovação, comprometimento, dedicação e de muito amor de todos os envolvidos com o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. Para a realização da premiação neste ano, começamos nossas reuniões e 6 de janeiro. Vamos terminar no dia 30 de novembro. São 11 meses ininterruptos de planejamento, projeto e execução e fazemos isso com muito carinho”, assegurou o presidente.

Francisco Almeida também destacou o fato de o Crea-GO ter se tornado signatário do Pacto Global em maio deste ano, se comprometendo, entre outros, com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Dos 17 ODS, tenho certeza de que 10 estão diretamente relacionados com o nosso trabalho. Os outros sete, acredito, dizem respeito à vivência e ao comprometimento de nossa sociedade”, considerou.

 

 
 
 AGE - Av. T-4, nº 619, Salas 2007/2010, Edf. Buena Vista Office Design, Setor Bueno, Cep:74.230-035, Goiânia-GO - Fone: (62) 3157-0588 - age@age.org.br
Horário de funcionamento: Das 8:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00hs.
Desenvolvido por: RS Soluções Web